Na passada 4ª feira, fizemos a nossa primeira visita ao lar, afim de trabalhar. Reunimo-nos com a directora, a Drª Cândida, que nos recebeu carinhosamente (como já o tinha feito).
Após ler a nossa proposta de trabalho, sorriu e concordou plenamente com os nossos planos. Adiante, podem dar uma vista de olhos naquilo que propusemos:
Proposta de trabalho
Nós somos um grupo de estudantes do 12º ano da Escola Secundária de Bocage.
No âmbito da disciplina de Área de Projecto, foi-nos proposta a realização de um projecto que contemplasse algum tema de cariz social.
A nossa escolha recaiu sobre a Terceira Idade, mais propriamente, a solidão e o abandono dos idosos.
Como tal, decidimos efectuar um projecto de intervenção numa instituição enquadrada neste tema/problema. Sem muita dificuldade, a nossa escolha recaiu sobre o vosso lar.
Gostaríamos de contar com a vossa colaboração ao nível de espaço e de recursos humanos, de maneira a tornarmos exequíveis os nossos objectivos.
Da nossa planificação, constam as seguintes actividades:
1.Inquérito aos idosos presentes no lar, para percebermos melhor as suas opiniões e desejos.
2.Recolha de materiais necessários à vossa instituição,
3. Realização de actividades no lar (ex: torneios de cartas, xadrez, dominó…)
4.Organização de uma festa de encerramento de actividades.
Estes são os nossos objectivos para o projecto, mas precisamos das vossas sugestões para os tornarmos reais.
Pedimos desculpa pelos atrasos do projecto, mas encontramo-nos num ano extremamente importante para as nossas vidas, em que temos muitas tarefas escolares.
Agradecemos, desde já a vossa disponibilidade, amabilidade e a vossa compreensão.
Pouco depois, demos abertura à sessão de inquéritos. Em quase duas horas de histórias e peripécias de vidas, que nos deliciaram a mente, conseguimos concluir 5 inquéritos. Em breve, iremos fazer mais 5, e com todos, faremos uma estatística sobre aquilo que os idosos estão a sentir no lar.
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Olá! Se precisarem de ajuda, ou quiserem ajudar, visitem e participem no nosso blogue. Nós agradecemos :)
ResponderEliminarEspero que para além dos resultados estatísticos possam oferecer-nos a opinião dos vossos entrevistados... saber o que sentem verdadeiramente os idosos institucionalizados, quais as suas principais preocupações, projectos e sonhos...
ResponderEliminarFátima Campos