segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A Linha do Cidadão Idoso

A Linha do Cidadão Idoso

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas decidiu proclamar o ano de 1999 como o Ano Internacional das Pessoas Idosas, sob o lema: "Por uma Sociedade para todas as Idades", sociedade que se quer baseada no respeito pelos direitos humanos, pelas liberdades fundamentais, pela justiça social e pela participação cívica, designadamente chamando a atenção para um grupo de particular risco - a população idosa.

O Provedor de Justiça neste contexto decidiu criar uma linha telefónica gratuita de apoio aos cidadãos idosos.

A Linha do Cidadão Idoso pretende divulgar junto das pessoas idosas informação sobre os seus direitos e benefícios na área da saúde, segurança social, habitação, obrigações familiares, acção social, equipamentos e serviços, lazer, entre outras, de forma a contribuir para uma participação mais activa dos idosos na vida da sociedade, habilitando-os para um melhor exercício dos seus direitos. Propõe-se igualmente garantir um atendimento personalizado e contribuir para a acessibilidade da informação.

A Linha do Cidadão Idoso 800 20 35 31 funciona todos os dias úteis entre as 9h30m e as 17h30m existindo um gravador de chamadas fora deste horário. A chamada é inteiramente gratuita.

A questão colocada será tratada directamente pela Linha do Cidadão Idoso ou, caso tal não seja possível, será encaminhada para as entidades competentes ou para os serviços da Provedoria de Justiça, desde que esteja dentro do seu âmbito de actuação.

A Linha do Cidadão Idoso iniciou o atendimento público em 15 de Julho de 1999.

Para que Serve?

Serve para informar e divulgar, junto dos cidadãos que atingiram a maturidade das suas vidas, um grande conjunto de direitos e de benefícios, em áreas tão importantes como, por exemplo:

Saúde
Segurança Social
Habitação
Equipamentos e Serviços
Tempos Livres
A Linha do Cidadão Idoso não é uma linha de emergência e não dá consulta jurídica.

Como Funciona?

Do outro lado do telefone encontrará, entre as 9h00 e as 17h00 de cada dia útil, uma voz interessada e atenta que tudo fará para o(a) ouvir, aconselhar e informar e, se necessário, para lhe dar os endereços e os números de telefone que poderá contactar. Se possível, a própria Linha resolverá directamente o seu assunto ou encaminhará a sua reclamação para os serviços da Provedoria.

Fora desta hora poderá sempre deixar a sua mensagem. Será sempre contactado.

Porquê uma Linha do Cidadão Idoso?

Porque as pessoas têm direito a:

-Segurança Económica
-Condições de Habitação
-Convívio familiar e comunitário
-Respeito pela sua autonomia pessoal (cf. CRP art.º 72


In: "Provedor de Justiça"


Linha do Cidadão Idoso recebe oito denúncias por dia

A Linha do Cidadão Idoso recebe diariamente uma média de oito telefonemas. Na maioria das vezes, as queixas referem-se a maus-tratos ou falta de condições de vida, segundo o Diário de Notícias.
Todavia, escreve o jornal, a linha serve também para concretizar sonhos de uma vida.

O serviço reabriu a 9 de Novembro, depois de ter estado suspenso durante três meses por ordem do novo Provedor e de ilegalidades na contratação de funcionários. Antes da suspensão, houve mais de 1.700 chamadas nos primeiros sete meses deste ano.


In: "Diário Digital"

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