quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Projecto "Casa do Bombeiro"


Bombeiros vão ter lar de idosos em Setúbal

No próximo ano, os bombeiros portugueses deverão conseguir concretizar um dos maiores projectos de solidariedade para com a classe. Trata-se do lar de idosos e centro de dia, denominado Casa do Bombeiro, a instalar no concelho de Setúbal. Para desbloquear o processo, bastou que a autarquia oferecesse o terreno, situado junto ao quartel dos sapadores.

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) diz-se optimista quanto ao futuro dos bombeiros portugueses, já que "pela primeira vez será feito um empreendimento de solidariedade para com a classe", que abrangerá todos os bombeiros do país e as respectivas famílias.

Quem o diz é o presidente da associação, Fernando Curto que revelou ao "Setúbal na Rede" estar "a postos para lançar o concurso para a elaboração do projecto". Segundo este responsável, a intenção é criar naquele espaço com cerca de 4000 m2, uma zona de "apoio a bombeiros de todo o país", com as valências de lar e de centro de dia, onde "se promoverá o convívio entre todos".

Mas apesar de se tratar de um equipamento destinado aos bombeiros, Fernando Curto rejeita a ideia de isolamento em relação à comunidade, uma vez que a intenção é "permitir que os idosos de todos os centros e a própria comunidade se interessem pelo lar e pelos seus ocupantes". Daí, avançar com o objectivo de abrir o centro à comunidade, através de iniciativas lúdicas e culturais.

A concretizar-se o projecto deste lar de idosos dos bombeiros, Fernando Curto garante que será o primeiro de vários equipamentos do género a instalar por todo o país. Para isso, segundo refere, apenas "basta que as autarquias cedam o terreno", tendo em conta que os financiamentos serão solicitados pela associação.

Para já, a ANBP conta com a intenção de apoio financeiro do mecenato, através de algumas empresas nacionais, e com a ajuda concreta do Serviço Nacional de Bombeiros e da Segurança Social que já se disponibilizaram para comparticipar na concretização do lar de Setúbal.

In:
"Setúbal na Rede"